quinta-feira, outubro 10, 2013

[CIÊNCIA] Prêmio Nobel 2013 - Seis judeus são prêmiados.


É pessoal... Esse ano mais uma vez, tivemos mais um Premio Nobel. E com muito orgulho, vemos um número mais do que significativo de judeus premiados, Digo isto, pois o povo judeu faz parte de uma parcela ínfima de toda população mundial.Logo, ter seis premiados em um único ano é sempre motivo de aplausos e admiração.Os sábios explicam que na alma de todo judeu possui uma característica chamada תקון עולם - Tikun Olam (que pode ser entendido como corrigir, melhorar, curar, concertar o mundo). Afinal, dentro da sabedoria judaica, uma das funções do homem é ser um parceiro de Deus na evolução da humanidade. Já se perdeu as contas dos progressos feitos pela humanidade devida influência nçao só do povo judeu, mas também de judeus independentes, que pelas suas descobertas, fizeram a humanidade avançar em nossa jornada para um mundo melhor.

De todos os premiados desse ano, não posso deixar de citar o Professor Francois Englert que juntamente com Peter Higgs predisseram em 1964 a existência o mecanismo de Higgs (Mas que só foi confirmada em Julho de 2010 no CERN).  Englert é sobrevivente do holocausto e professor da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Tel Aviv, entre outras designações. 

Os americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman, juntamente com o alemão Thomas C. Südhof receberam o Prêmio Nobel de Medicina 2013 por revelarem como as células organizam seu sistema de transporte vesicular.

O austríaco Martin Karplus, o sul africano Michael Levitt e o israelense Arieh Warshel são os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2013, pelo desenvolvimento de modelos multiescala de sistemas químicos complexos.

O prêmio de Literatura será anunciado na quinta-feira, o da Paz na sexta e o de Economia na próxima segunda.Veja a foto dos ganhadores do Nobel 2013.





Segue abaixo, um texto muito interessante do chaver Olavo Uziel Campelo muito interessante que ele publicou em seu perfil do Facebook.

__________________________________________
_______________
"Não é a toa que desde a antiguidade somos chamados de ''am hasefer'' ( o povo do livro), seja por assuntos espirituais ou estudos laicos. Representamos hoje 0,002% da população mundial. E somos detentores de 20% dos prêmios nobel.

E a história mostra que todos países - sem exceção - que expulsaram os judeus, caíram, e os que os receberam subiram. Quando, no final do século XV, os judeus foram expulsos da Espanha e, logo a seguir, de Portugal,o Império Otomano os recebeu. Sobre sua saída forçada da Península Ibérica e seu estabelecimento na região da Turquia, o sultão Beyazid II, que governou o império de 1481 a 1512, afirmou: "O rei espanhol Ferdinando é erroneamente considerado um sábio, pois com a expulsão dos judeus, empobreceu o seu país e enriqueceu o nosso" - Revista Morashá. 

Entre esses que foram expulsos, estava Dom Isaac ben Judah ou Yitzhak ben Yehuda Abravanel , que foi um ,estadista, filósofo, comentador da Bíblia e financista judeu português - esse mesmo foi tesoureiro dos Rei Rei Alfonso V de Portugal e Rei e Rainha da Espanha Fernando e Isabel. É antepassado de Silvio Santos ou Senor Abravanel - (SBT).

A Holanda também os receberam bem, florescendo assim uma grande comunidade que trouxe muitos frutos. Dentre algumas personalidades estavam - O português Manuel Dias Soeiro ou Menasseh ben Israel - primeiro Rabino de Amsterdan - e que graças a sua influência conseguiu a autorização com Oliver Cromwell e ao Parlamento Britânico para reverter a decisão histórica de expulsão dos judeus da Inglaterra em 1290, por Eduardo I. O seu pedido foi bem aceito. E 200 anos depois (1874) Tivemos o primeiro ministro da história judaica - Benjamin Disraeli (também de origem portuguesa) primeiro ministro do Reino Unido. Baruch de Espinoza - filósofo; David Ricardo - um dos maiores economistas da história. E assim vai.

Em Pernambuco após a expulsão dos Holandeses (onde foi formada a primeira comunidade judaica das Américas - Recife), estes,desta mesma comunidade,foram para Nova York onde fundaram a primeira comunidade judaica dos Estados Unidos.
Consequentemente, houve uma forte queda no comércio do açúcar aqui produzido. Além da guerra e da destruição provocada, pois expulsaram seus comerciantes, tradutores (holandês, português, espanhol, hebraico,etc.), os contatos comerciais,etc.

Está tudo muito resumido. Mas o que quero ressaltar é que a convivência pacífica, a tolerância gera frutos. Onde há fanatismo, há intolerância, ódio, sombras que ofuscam as mentes e toda luz.
A educação muda!
Cada cultura, povo tem algo a ensinar. Que busquemos aprender de cada um!

Quisera sempre nós levar-mos esse ensinamento milenar ao máximo!
Pirke avot 4:3 ''Ele (Rav Ben Zomá) costumava dizer: Não despreze a ninguém e não desdenhe nada, pois não há homem que não tenha sua hora e não há coisa que não tenha o seu lugar.''

Am Israel Hai. God bless!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário